segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cores na Dança do Ventre, 3a. parte

Olá gente!

Hoje quero falar sobre os Sete Véus, dando continuidade e fim ao tema de cores. Como em muitas coisas na Dança do Ventre, faltam fontes de informação realmente confiáveis sobre a possível origem e desenvolvimento dessa dança, mas o que tem de sobra são suposições, mitos e fantasias. 

Uma das histórias sugere que:
"A Dança dos Sete Véus tem sua origem em tempos remotos, onde as sacerdotisas dançavam no templo de Isis. É uma dança forte, bela e enigmática. Ela também reverencia a vida, os elementos da natureza, imita os passos dos animais e das divindades numa total integração com o universo. (...) Os véus de Ísis, ao serem retirados, transmitem-nos ensinamentos. Quando a bailarina usa dois véus, ao retirá-los nos diz que o corpo e espírito devem estar harmonizados. A Dança do Templo, em que são usados três véus, homenageia a Trindade dos deuses do Antigo Egito: Ísis, Osíris e Hórus. A Dança do Palácio, com quatro véus, representa a busca da segurança e estabilidade e ao retirá-los a bailarina demonstra-nos o quanto nos é benéfico o desapego das coisas materiais.(...) Na Dança dos Sete Véus, cada véu corresponde a um grau de iniciação. (...) Os sete véus representam os sete chakras em equilíbrio e harmonia."

Outra também interessante conta que:
"A Dança dos Sete Véus tem origem em um dos mitos de Ishtar, deusa da  mitologia mesopotâmica. A deusa empreende uma jornada ao mundo dos mortos atravessando sete portais, deixando, em cada um deles, um ornamento ou peça de sua vestimenta. [...] Um véu ou uma jóia (cada um deles representando um de seus sete atributos: beleza, amor, saúde, fertilidade, poder, magia e o domínio sobre as estações do ano). O véu representaria o que ocultamos dos outros e de nós mesmos. Ao deixar os véus Ishtar revela sua verdade."

Essas duas versões bem diferentes entre si, no fundo nos passam mensagens semelhantes e/ou complementares: harmonização de corpo e alma, desapego à matéria e as características que nos impedem de crescermos como ser humano.
Figura meramente sugestiva

VERMELHO
Libertação das paixões e vitória do amor
Chakra Base
Usa-se amarrado na altura do cinturão

LARANJA
Libertação da raiva e dos sentimentos de ira
Chakra Sexual
Usa-se amarrado na altura do cinturão

AMARELO
Libertação da ambição e do materialismo
Chakra do Plexo Solar
Usa-se amarrado no top cruzando a frente do corpo, prendendo a outra ponta no cinturão

VERDE
Saúde e equilíbrio do corpo físico
Chakra Cardíaco
Usa-se amarrado no top cruzando a frente do corpo, prendendo a outra ponta no cinturão

AZUL
Serenidade e aumento da criatividade
Chakra Laríngeo
Usa-se no pescoço

LILÁS
Transmutação da alma, libertação da negatividade
Chakra Frontal
Usa-se amarrado na cabeça
BRANCO
Pureza, encontro da luz
Chakra Coronário
Pode-se entrar com ele solto ou cobrindo a cabeça

Geralmente as cores usadas são: vermelho, laranjaamareloverdeazullilás e branco. Se repararmos, lembram bem as cores dos sete chakras e do espectro solar de que já vimos anteriormete. Sendo que a cor Índigo/Anil foi substituída. E, como já era de se esperar, cada cor e a posição na qual são colocados têm um significado. Algumas fontes dizem que a disposição do véu é uma escolha pessoal, assim como a escolha das cores. Porém, outras fontes se baseiam na ligação com os pontos de energia.

De qualquer forma, na minha opinião, para executar essa dança é preciso um certo grau de conhecimento sobre dança com véus, autoconhecimento, espiritualidade e sensibilidade. Em árabe, Hijab (véu) quer dizer "o que separa duas coisas". É uma dança que emana encantamento, mistério, beleza, cheia de significado, tanto para a bailarina como para quem está assistindo.












Fontes:
http://cyberashram.multiply.com/reviews/item/6?&show_interstitial=1&u=%2Freviews%2Fitem
http://www.seteveus.com.br/escola.htm
http://www.centraldancadoventre.com.br/a-danca-do-ventre/a-danca-do-ventre-modalidades/72-danca-dos-sete-veus
http://www.dancadoventrebrasil.com/2011/01/voce-faz-danca-dos-sete-veus.html

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário, testemunho ou crítica construtiva!

Flickr

Search box

About Author

Footer